sábado, 16 de janeiro de 2010

MANTER UMA VIDA DE ORAÇÃO PARTE 2

Orar é ter o ligamento da coxa rompido ou a juntura da coxa deslocada

Jacó deteve-se no vale de Jaboque, ao ser informado que seu irmão Esaú estava vindo ao seu encontro com apenas 400 homens do seu exército. Lembrando que Jacó foi abençoado pro Abraão como primogênito ao invés de Esaú. Conforme lemos em Genesis 24:41, Esaú prometera matar Jacó. - "Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da benção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai: então hei de matar Jacó, meu irmão".

Jacó tinha a certeza de que agora poderia ser o momento de Esaú cumprir a ameaça; sendo assim Jacó despediu-se da família e "ficou só" (Genesis 21:24).

Porém apareceu ao patriarca um homem, que era um anjo do Senhor, mas Jacó não o sabia. A bíblia nos diz que Jacó brigou com o anjo, tendo a concepção de um homem. Se soubesse que se tratava de um anjo, Jacó não teria brigado. O texto bíblico nos leva a refletir que Jacó poderia ter pensado ser um dos homens de Esaú, seu irmão. Porém, esta briga não era persistência na oração, como alguns querem que seja; podemos pensar que era luta de murros e pontapés. preste atenção de que o anjo viu que não prevaleceria, se não tocasse em Jacó. E assim o fez. Tocou em sua coxa, deslocando-a (nos dias de hoje, rompeu os ligamentos do nervo). Fazendo isso, Jacó perdeu a firmeza, quando se viu enfraquecido ele gritou: "Não te deixarei ir, se não me abençoares" (Genesis 32:26).

Os inimigos mais poderosos, quando resolviam perdoar seus adversários, dava como garantia do perdão, a benção. Era isto que Jacó queria do seu irmão: o perdão. Mas recebeu do Senhor a benção que Esaú jamais poderia dar: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois, como príncipe lutaste com Deus e com os anjos e prevaleceste" (Genesis 32:28).

Tocar no ligamento da coxa ou na juntura da coxa é perder a firmeza pessoas, a auto confiança em si mesmo. Doravante, Jacó tinha que confiar no Senhor.

A oração é uma expressão dessa confiança naquele que tudo pode.

Esta foi a atitude de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego dede que chegaram à Babilônia. Ao longos dos anos em que viveram lá, ele mostraram-se consagrados ao Senhor, e quando o rei Nabucodonosor teve sonhos (Daniel 2:1) e, e devido à perplexidade por eles causada, não conseguiu se lembrar, cobrando então de seus magos  e sábios, a narração e o significado dos sonhos. Não conseguindo, então decretou a morte de todos os sábios da Babilônia. Daniel e seus companheiros não foram chamados para a interpretação pois ainda eram aprendizes; mas ainda eram sábios e a sentença de morta também os incluia. Porque se os mestres são incompetentes, o que deve se esperar dos aprendizes? Porém esses jovem conseguiram resolver na oração: "Ao que Daniel se apresentou ao rei e pediu que lhe designasse um prazo, para que desse ao rei a interpretação. Então Daniel foi para casa, e fez saber o caso a Sadraque MEsaque e Abedenego, para que juntos pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre esse mistério, a fim de que Daniel e sesu companheiros não viessem a morrer juntamente com todos os outros sábios.

Então o mistério foi revelado a Daniel numa visão noturna; pelo que Daniel louvou o Deus do Céu. (Daniel 2:15-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário